
Existem dois tipos de injeção: a direta e a indireta.
Na injeção indireta, o sistema como um todo tende a ter um funcionamento mais simples sendo que na direta, além da simplicidade, esse sistema é um pouco mais moderno, conseguindo aliar potência com economia de combustível. A grande diferença entre esses dois sistemas está basicamente no ponto em que ocorre a injeção do combustível.
Na injeção indireta, ocorre ainda no coletor de admissão, fora do cilindro. Já no sistema de injeção direta, o combustível é injetado diretamente no interior da câmara de combustão, permitindo uma queima mais eficiente e um desempenho mais coeso e com menos desperdício. Isso significa que o combustível é pulverizado dentro da câmara, resultando numa combustão completa que faz com que o motor entregue mais potência.
Mas, existem outros tipos de injeção?
Sim, além dos sistemas direto e indireto, a indústria automotiva também conta com:
Injeção de duto único: é o sistema de injeção direta para os motores movidos a diesel. O principal benefício está na pressão de trabalho que pouco se altera em função da rotação e da carga (abertura de acelerador) do motor. Esse sistema também permite efetuar múltiplas injeções em um ciclo de trabalho.
- Injeção monoponto e multiponto: a maior diferença entre estes dois sistemas está na quantidade de bicos injetores. O sistema monoponto de injeção conta com apenas um bico, enquanto o sistema multiponto, como o nome já sugere, utiliza mais de um bico.
- Injeção sequencial: esse tipo de injeção é semelhante ao do sistema multiponto, mas com a diferença que ele injeta a mistura em sequência no exato momento da admissão de cada cilindro (este momento varia ligeiramente, pois os pistões não se movem exatamente ao mesmo tempo).
- Injeção de óxido nitroso: este sistema é muito comum em carros preparados ou que são feitos para competições. Este sistema injeta o óxido nitroso (N2O) junto ao combustível e ao ar. Ao entrar em contato com o calor da câmara de combustão, o N2O se dissocia em oxigênio e nitrogênio. O oxigênio atua então como comburente para o combustível e o nitrogênio resfria a câmara, ajudando a evitar a detonação.
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